O Poka Yoke surgiu em 1960, desenvolvido pelo engenheiro Shingeo Shingo, que é considerado até hoje, uma das maiores referências em técnicas de fabricação. Na empresa que trabalhava, Shingo observou que um elevado número de produtos com componentes faltantes eram enviados aos clientes. Sendo assim, passou a desenvolver técnicas com intuito de evitar que estes erros continuassem ocorrendo. Desta forma, criou diversos mecanismos que impediam que produtos defeituosos prosseguissem ao longo do processo. O termo em japonês escolhido para esta técnica foi Baka Yoke “バカ よけ”, sendo Baka “idiota”, e Yoke “à prova de”.
Pouco tempo depois de criado, o termo Baka Yoke foi considerado ofensivo e alterado para Poka Yoke, que significa “à prova de erro”. O objetivo desta técnica é evitar que defeitos ocorram, e quando não se pode impedi-los, o Poka Yoke atua na identificação dos erros mais facilmente. Desta forma, além de muito eficaz, este método se demonstra uma ferramenta simples que pode ser facilmente implantada e atua nas causas-raiz dos problemas.
As principais ferramentas Lean que toda empresa deve conhecer
Em um ambiente empresarial cada vez mais competitivo, as organizações estão constantemente buscando maneiras de otimizar seus processos e reduzir desperdícios. É nesse cenário que