Relatório A3

COMO O RELATÓRIO A3 PODE AJUDAR NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS?

 

A solução de problemas faz parte do dia a dia de muitos trabalhadores e, muitas vezes, esses problemas podem voltar a ocorrer se não forem analisados a fundo. É importante identificar a causa raiz do problema para que ele seja efetivamente solucionado. É aí que entra o Relatório A3.

 

O QUE É O RELATÓRIO A3?

 

O Relatório A3 é uma metodologia de gestão que foi desenvolvida pela Toyota em 1970. Ela foi criada para ajudar na solução de problemas de forma mais simples e eficiente. O nome da metodologia vem do tamanho do papel utilizado para apresentação dos problemas e soluções, que é a folha A3.

 

COMO FUNCIONA A MÉTODOLOGIA A3?

 

A metodologia A3 consiste em identificar a causa raiz do problema, propor contramedidas possíveis, colocá-las em prática e observar se o problema foi efetivamente solucionado. A aplicação do A3 é dividida em oito etapas, que são:

 

  1. Identificação do problema
  2. Análise do problema
  3. Definição do objetivo
  4. Análise das causas do problema
  5. Definição das contramedidas
  6. Implementação das contramedidas
  7. Verificação da eficácia das contramedidas
  8. Padronização do processo

Utilizar corretamente o A3 ajuda a identificar as causas do problema, o que possibilita propor contramedidas mais eficazes. Ele também ajuda a documentar o conhecimento adquirido durante o processo e a compartilhar esse conhecimento com outras pessoas. 

 

CONCLUSÃO

 

A Metodologia A3 é venta de gestão muito eficiente para a solução de problemas. Ela ajuda a identificar as causas do problema, propor contramedidas mais eficazes, documentar o conhecimento adquirido e compartilhá-lo com outras pessoas. Além disto, a aplicação sistemática do A3 ajuda a criar uma cultura de expor osv problemas ao invés de escondê-los. Essa cultura de exposição de problemas é muito importante para a melhoria contínua de processos.Seja como ferramenta, forma de pensar ou até mesmo de desenvolver pessoas, o A3 é uma excelente opção para quem deseja melhorar a gestão de processos em sua empresa.

 

Últimos artigos