COMO O RELATÓRIO A3 PODE AJUDAR NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS?
A solução de problemas faz parte do dia a dia de muitos trabalhadores e, muitas vezes, esses problemas podem voltar a ocorrer se não forem analisados a fundo. É importante identificar a causa raiz do problema para que ele seja efetivamente solucionado. É aí que entra o Relatório A3.
O QUE É O RELATÓRIO A3?
O Relatório A3 é uma metodologia de gestão que foi desenvolvida pela Toyota em 1970. Ela foi criada para ajudar na solução de problemas de forma mais simples e eficiente. O nome da metodologia vem do tamanho do papel utilizado para apresentação dos problemas e soluções, que é a folha A3.
COMO FUNCIONA A MÉTODOLOGIA A3?
A metodologia A3 consiste em identificar a causa raiz do problema, propor contramedidas possíveis, colocá-las em prática e observar se o problema foi efetivamente solucionado. A aplicação do A3 é dividida em oito etapas, que são:
- Identificação do problema
- Análise do problema
- Definição do objetivo
- Análise das causas do problema
- Definição das contramedidas
- Implementação das contramedidas
- Verificação da eficácia das contramedidas
- Padronização do processo
Utilizar corretamente o A3 ajuda a identificar as causas do problema, o que possibilita propor contramedidas mais eficazes. Ele também ajuda a documentar o conhecimento adquirido durante o processo e a compartilhar esse conhecimento com outras pessoas.
CONCLUSÃO
A Metodologia A3 é venta de gestão muito eficiente para a solução de problemas. Ela ajuda a identificar as causas do problema, propor contramedidas mais eficazes, documentar o conhecimento adquirido e compartilhá-lo com outras pessoas. Além disto, a aplicação sistemática do A3 ajuda a criar uma cultura de expor osv problemas ao invés de escondê-los. Essa cultura de exposição de problemas é muito importante para a melhoria contínua de processos.Seja como ferramenta, forma de pensar ou até mesmo de desenvolver pessoas, o A3 é uma excelente opção para quem deseja melhorar a gestão de processos em sua empresa.