O termo japonês Nemawashi é o primeiro passo no processo de tomada de decisão em uma empresa Lean. É o compartilhamento de informações sobre as decisões que serão tomadas, de forma a envolver todos os colaboradores no processo. Durante Nemawashi, a empresa busca a opinião dos funcionários sobre a decisão. Nemawashi pode ser traduzido literalmente como dando voltas na raiz, de 根 (ne – raiz) e 回す (mawashi – dar volta em algo). Seu significado pode ser entendido como cavar ao redor das raízes de uma árvore para prepará-la para um transplante.
O Nemawashi começa a ser praticado na Toyota na década de 50, quando Taiichi Ohno percebe que o principal fator de falta de sinergia durante um processo de mudanças era a falta de comunicação. Este obstáculo cultural entre os diversos povos e as diferentes formas de pensar, é um dos maiores desafios de uma jornada Lean. Em função disto, Nemawashi é um importante pilar, vital para que todos estejam alinhados e se comprometam com os próximos passos durante qualquer fase de um projeto.
Se pratica Nemawashi ao conversar com as pessoas sobre um assunto, expondo onde se pretende chegar, os pontos de vistas e principalmente certificando que todos estão alinhados. Mesmo que demore, pode por exemplo, fazer com que qualquer reunião se torne um simples requisito formal do projeto de implantação do Lean. Todos na reunião saberão com antecedência aquilo que irá ser abordado e o que se pretende. Nemawashi é uma etapa fundamental para uma real transformação cultural.